1- Quando o ansioso diz que ele não para de pensar em alguma coisa, acredite. As coisas ficam rolando na nossa cabeça como um looping, e eu tenho consciência disso, o que não quer dizer que eu sou conivente com isso e que eu gosto.
2- A gente sempre sente alguma dor. Seja um nó na garganta, um aperto no estômago ou uma dor constante nas costas. Imaginem, viver com uma dor 24 hrs por dia? Nós não escolhemos isso... e as vezes somos até irritantes nas reclamações e não fazemos pra deixar você puto ou algo do tipo é só uma forma de exteriorizar o que estamos sentindo por dentro.
3- " Você precisa encontrar alguma coisa que te faça relaxar" é uma das piores coisas que você pode falar pra nós em um momento de ansiedade...
Você não acha que se tivesse uma forma de fazer tudo que se passa na minha cabeça pra eu me acalmar eu já não teria feito?
4- "Precisamos conversar" é uma frase desesperadora. Você pode até falar isso, mas tenha a consciência de que você vai fazer a pessoa sofrer de uma forma que não dá pra explicar e vamos rever todos os nossos passos minuciosamente pra tentar descobrir o que supostamente fizemos de errado pra ter essa conversa.
5- O nosso sono é praticamente um terremoto. Não consigo me acalmar nem quando estou dormindo. Isso mesmo, não consigo parar de pensar o que estou pensando acabo sonhando com a coisa e acordo confusa pensando se realmente aconteceu ou eu sonhei.
6- Nós somos absurdamente críticos com os outros, porém sou 10 mil vezes mais crítica comigo mesma. Nada está bom, então imagine o quanto desesperador é viver em um mundo com problemas (criados ou não) o tempo todo.
7- Ansiosos geralmente ficam ansiosos sobre sua ansiedade ( o que é bem louco ). Grande parte do meu tempo gasto me observando e me protegendo contra grande picos de ansiedade, o que me deixa nervosa na maior parte do meu dia.
8- Pode ser muito difícil pra você cobrar um ansioso, mas mil vezes pior pra mim receber a cobrança. Pode ser uma coisa mínima, mas nada é simples pra quem é ansioso. E um "se você passasse um batom pra sair ficaria melhor" já faz com que eu me sinta completamente horrível e não consigo me sentir bem comigo mesma.
9- Simplesmente não diga "você precisa aprender a viver o momento". Posso garantir que isso é uma das coisas que eu mais gostaria de realizar, mas do nada surgem preocupações sobre o futuro e me torno incapaz de viver o agora.
10- Ansiosos se dividem em dois grandes grupos: os hiperativos e os muito atrapalhados. Eu sou das atrapalhadas e sou incapaz de muitas atividades de uma vez pois me dedico mais tempo a ansiedade do que a tarefa em si.
11- Qualquer momento que exija decisão, mesmo que seja sobre coisas pequenas, pode ser bastante doloroso. " E se for a escolha errada, como eu vou viver com isso?"
12- ANSIEDADE NÃO É FRESCURA OU CARACTERÍSTICA DE UMA GERAÇÃO HIPERATIVA... A ansiedade se dá quando nós perdemos a possibilidade de diminuir o ritmo, se dá através de cobranças ou qualquer coisa que engatilhe uma cobrança a mais que possamos realizar...
Enfim, pedimos paciência aos que nos circundam conviver com uma pessoa assim não é fácil, menos fácil ainda é ser essa pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário