Powered By Blogger

domingo, 1 de janeiro de 2017

Lições de 2016 pra não se repetir em 2017

1- Algumas pessoas vão machucar você, não por aquilo que você é, mas por aquilo que elas mesmas são. Depois da dor e do processo de regeneração você vai olhar pra trás e perceber que algumas decepções são fruto de uma espera alucinada por alguém que não veio. Talvez, esse alguém seja você...

2- Em alguns momentos identificáveis da sua jornada, você vai tirar forças de onde nem sabia que existia. A loucura que quase abraçou meu corpo, mas resisti a ela, como também a todos os outros tropeços que poderiam me desestabilizar. Sabiam que as velas só ganham estabilidade no mar? E isso acontece por causa da instabilidade do vento.. Então, passei ainda mais forte pelo murro que a vida me deu me pedindo pra crescer, dói, porém crescimento pessoal é necessário

3- Quando me olhei no espelho e vi feridas quase cicatrizadas, fiquei aliviada. Apesar de não totalmente curadas agarrei a metáfora de que tudo, impreterivelmente tudo, passa. Aquilo que você foi por determinado período não pode ir também? As pessoas a quem amei existiram numa parte minha que hoje não é a mesma. O que vesti ontem não existe mais. Meus desejos, assim como meus átomos, foram destruídos pela esperança em outro dia. E para alívio próprio qualquer abandono que eu tenha sofrido desapareceu no ontem, morreu junto com as células mortíferas do meu próprio corpo.

4- Uma pessoa me disse certa vez que eu poderia escolher quem me fere. Estranhando essa fala, passei a pensar sobre nisso diariamente e cheguei a conclusão de que sim, eu também tenho domínio sobre as coisas que podem colocar a mão no meu peito. As vezes evitando colisões estarei amando por mim e pela outra pessoa.

5- Alguns caminhos doem mais que outros. A paisagem na qual você existia com aquela pessoa; e que a gente jura cortar caminho porque o outro é mais fácil mas no fundo sabemos que as coisas que nos lembram doem, até a comida que você não come mais por causa do gosto guardado em algum canto qualquer da memória. Hoje faço minha própria comida, corro pelas mesmas ruas e me jogo na promessa da eternidade (que tantos já fizeram) mas a eternidade comigo mesma.

6- Algumas pessoas passam por nós na intenção de mostrar que somos autossuficientes. Que podemos e sobreviveremos às entregas em demasia. Se nessa história você saiu quebrado isso significa que em algum ponto você ultrapassou a barreira. Alguns atravessam-na e não voltam nunca mais - mas eu voltei e estou aqui, inteira. E é bom me enxergar inteira, mesmo com algumas lasquinhas tiradas pelo mundo.

7- Você também pode machucar a si mesma por causa de outras pessoas e chamar isso de AMOR. Por vezes, confundimos amor com a necessidade cirúrgica e urgente de se encontrar nos braços de outro alguém. Consequentemente, dançamos no meio da avenida movimentada e renúncias prontas para que o outro, a quem dizemos "amar", se sinta confortável o suficiente. Em nós é gerado o desconforto só para o outro caber. Você tem tirado qual parte do corpo para abrigar o suposto 'amor da sua vida'?

8- Algumas pessoas vão te machucar por aquilo que elas são. No entanto, podem te machucar também por não entenderem nada sobre si mesmas, e, na confusão eterna do que se mostram, estão tão cansadas quanto você. Há sofrimentos que vazam pelo copo e te atingem em cheio. Às vezes, você quem é o copo.

9- Tenho tomado cuidado também para não ser a pessoa que fere. Sendo meticulosa o bastante para saber que ao entrar no caminho de alguém que penso amar. E volto. E vou. E volto. Ainda há tempo de perceber que preciso amar mais a mim mesma, e com excessos.

10- Retomando o item 1, é preciso entender que nenhuma espera vale a nossa própria presença na ausência. Enfim, aqueles que me machucaram não voltam mais, tenho a mim mesma e tá tudo bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário